terça-feira, 12 de abril de 2011

Só algumas palavras

Na manhã da quinta feira passada a Tisca chegou toda lamentosa para trabalhar e me disse que no dia anterior "uns meninos perto lá de casa foram presos depois de assaltarem um pessoal que saia lá do Fórum" ( o Clóvis Beviláqua, que fica perto da favela do Dendê, onde ela mora). Os meninos estudam numa escola perto do fórum e depois da traquinagem foram pra casa sem se preocuparem com as consequências, que vieram rapidinho. Enquanto a Tisca me contava o acontecido eu tentava entender o que tinha acontecido numa escola do Rio de Janeiro, que os plantões das TVs noticiavam. Um fato e o outro tinham a ver com os brasileirinhos, todos vítimas de uma sociedade que já não tem quase nada pra oferecer à maioria da população. Uma sociedade excludente, exploradora, que produz, no mesmo ambiente vítimas e algozes, nos causando indignação todos os dias. Sou um ser de emoção à flor da pele, pai dum menino que ainda tem muito a viver e eu mesmo ainda tenho muitos sonhos e planos. Essa situação me deixou dias sem saber como dizer as coisas que passavam em minha cabeça. Pra dizer já não há muito, mas a certeza de que por esse caminho de barbárie a humanidade não caminhará bem, eu tenho, e é muita. Muita coisa a fazer, também há. Muita ousadia, muita vontade e disposição pra mudar o mundo, não pode faltar. Não foi pra isso que evoluimos como seres vivos, hábeis, pensantes e capazes de evoluir muito mais. Os brasileirinhos querem e merecem partir muito mais tarde.

Nenhum comentário: