terça-feira, 22 de março de 2011

Anistia em cena

Carol e Alexandre encenam Filha da Anistia
Eu tinha uns 10 anos quando soube que um sobrinho da Tia Thermutes, irmã da minha mãe, tinha sido preso pelo governo, encapuçado e levado para Recife. Lembro bem que as pessoas falavam de marcas no corpo dele, nos olhos, especialemente. Acho que na época não eu sabia sabia o que era tortura, em que pese já ter levado uma palmadas maternas e paternas por conta de certas traquinagens, mas nada se compara ao que o sobrinho meio parente havia sofrido. Menos de dez anos depois eu entrei no PCdoB e soube que passei a ser camarada daquele personagem da minha memória. Lembro que fiquei até meio ansioso por conhecê-lo e saber mais sobre o que ele vivera. Hoje nossa camaradagem continua firme e ainda compartilhamos uma hora das manhãs de terça feira o seu programa de rádio Espaço Aberto, na Rádio Cidade AM de Fortaleza.

No programa desta terça feira, o Messias Pontes recebeu o elenco (Carol e Alexandre)  e o diretor (João Otávio) da peça Filha da Anistia, que escacaveia a memória em busca do passado, cutuca a ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964, insstiga a juventude de hoje para que ela fique vigilante na defesa da democracia, da liberdade e das ideias. Os envolvidos na peça não se prendem (sem trocadilho, por favor) apenas em revolver o passado, trazer lembranças tristes, mas querem resgatar a história, não toldar a memória dos que não viveram a agonia da noite. Vão aos subterrâneos da liberdade para contar a história, contada através de recortes da vida dos perseguidos da ditadura, mas com o cuidado para não apavorar os que acreditam na luta, que não se dobram diante das injustiças e da tirania, sonham com a vida mais feliz, sempre.

Conversei com a turma da peça. Falei aqui sobre a peça. Mas a peça não verei por conta de uma viagem de trabalho. Se você tá a fim de ver em Fortaleza, vá no Teatro do Dragão do Mar às 17h e às 20h desta quarta feira, e no sábado às 11h e às 20h. Mas não saia depois da peça porque ainda vai ter um papo com uma turma que encarou, e venceu, o dragão da maldade. A peça e a prosa vão ser legais, pode crer.


Nenhum comentário: