sábado, 10 de abril de 2010

Em Sobral, além do Horizonte


Pelo segundo final de semana seguido estou em Sobral, um privilégio especial pra mim que venho pouco à minha Metrópole. O motivo é uma bela festa de família sobre a qual vou falar noutra postagem. Cheguei no começo da tarde e logo fiquei sabendo que o Guarany faria a seminal do segundo turno do campeonato cearense de futebol contra o Horizonte. Aí já era privilégio demais: vir duas vezes seguidas à minha cidade querida, encontrar minha família todinha duas vezes seguidas, em tão pouco tempo, e, de brinde, ir a um jogo do Cacique do Vale, algo que eu não fazia há muitos, muitos anos mesmo.

Preciso dizer que não sou torcedor fanático, sequer sei escalar o Guarany, nem meu Botofogo, como também os Meninos do Santos, minhas predileções futebolísticas. Mas assim como não é bom sujeito aquele que não gosta de samba, brasileiro de verdade só é mesmo quem vive futebol pelo menos uma vez a cada quatro anos - ai ai ai, daqui a quatro anos vai ser bom demais!!!!! Alguma dúvida sobre a impossibilidade de ir ao jogo de hoje? Fui, com meu cunhado Pedro, o Valença, das bandas de São Bento do Una, aparentado do Alceu, companhia das boas, demais conhecido nessa terra das minhas raízes.

Bom encontrar velhos amigos ( na foto o grisalho Isaías "Lampião" - um leitor que pediu registro o faço com satisfação - e o Guilherme Rodrigues) e conhecer novos logo na fila de entrada. Fuzuê grande de gente, "churrasquinho de gato", cerveja e cachaça pra animar a galera, animação e confiança tomando conta do Juncão. A tribo do cacique tá animada. E não é sem razão. Depois de 40 anos, pela segunda vez o time ameaça ganha um turno - perdeu o primeiro por um vacilo grande. Legal ver aquela multidão uniformizada, apesar das cores rubronegras, e entusiasmada com seus jogadores.

O juiz parece que gosta de esculacho (coitada da senhora genitora dele!) e deixou de marcar faltas pro Cacique, expulsou dois dos principais jogadores nossos e ainda "pendurou" outros com amarelos. O pensamento do "magistrado" parecia estar na final, desejoso de desfalcar o adversário do Ceará, naquela de tentar agradar os "grandes", sempre dispostos a serem menores, se for preciso, para "ganharem" um campeonato. Merece registro a presença entre os meus novos amigos de um juiz de direito, que também soltou o verbo contra o seu "colega" no centro da gramado, mas meio constrangido com alguns excessos da torcida.

Mas eu tô falando mal do juiz de por que mesmo? Deixa esse "fela" pra lá e vamos vibrar galera do Guará!!! O Guarany fez 2 a 1 no Horizonte. Tamo na final do turno e agora nada de vacilar na hora da decisão. E depois vamos pra final do campeonato e lá vamos encontrar um time do Fortaleza mal das pernas, que nos derrotou no primeiro turno, mas agora vai provar o gostinho da vigança do cacique, orgulho da Princesa do Norte.
Meu filhote é campeão, o Fogão é quase!
Hoje é meu dia de curtir futebol. O time do meu filho Guilherme foi campeão do interclasses de futsal no Colégio 7 de Setembro, onde ele estuda, quando o time dele ganhou dois jogos, um por WO. Ele estreou a nova camisa branca que lhe dei com seu nome pintado nas costas. Ontem a alegria dele era tanta que quase dormiu uniformizado. Parabéns, galera do 6º/6ª!!!
E há pouco soube que o Botafogo meteu 3 a 2 no Fluminense e estará na final da Taça Rio. Se ganhar será campeão de vez, ou como se diz na gíria futebolística, vai ser de arrastão. Dá-lhe Fogão!!!!

Um comentário:

Thallis Cantizani disse...

Bom, eu acredito que daqui a alguns dias, você deverá parabenizar novamente o Guilherme, por ser campeão. Não camarada, não na escola, mas a nação rubro-negra e o Império do amor (nome infeliz) joga contra seu Botafogo, para decidir o campeonato carioca, 2010.
Mas no final das contas, todos sairemos felizes, porque o Guarany vai ganhar, o Flamengo e o Guilherme também. hahaha