segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bela canção



Eu acho que era 1977, eu ainda morava em Sobral, e naquele ano aconteceu mais uma edição do Festival do Mandacarú (se não me engano pela terceira vez). O festival era organizado por estudantes, entre eles o Veveu e Haroldo Holanda ( um eterno curtidor de festivais que até hoje faz um programa na FM Assembléia chamado O Som dos Festivais) e participava gente de todo canto, como concorrente e também como jurado. Naquele ano ninguém menos que Fausto Nilo, um cara que todo mundo sabia das belas letras, mas ninguém o conhecia pessoalmente ali na metrópole. Pois pra completar o Fausto resolveu dar uma canja no intervalo e cantou "Dorothy Lamour". Lembro que foi meio estranho porque a voz do homem num era lá essa coisa toa, mas ninguém esqueceu aquela noite.

Na sexta passada recebi um convite pra participar da folia pré-carnavalesca do bloco Amantes do Fausto e o reforço por email dizia: "Um convite imperdível para quem está no pique do Pré-Carnaval: um bloco em homenagem a Fausto Nilo, que vai receber o singelo nome de Amantes do Fausto. O pontapé inicial é neste sábado, 16. No comecinho da tarde a banda Dorothy Lamour vai tocar os primeiros acordes do repertório carnavalesco do compositor. Claro que vai ter "Zanzibar", "Bloco do Prazer", "Chão da Praça", "O Elefante"... Inclusive, eu pago três latinhas de Skol para quem souber cantar a letra dessa última sem fazer virundum" (copyright Patrícia Karam). Eu acabei me perdendo na travessia de sete mares num almoço familiar e perdi a folia, mas deixo aqui um agradecimento, um pedido de desculpas e um compromisso de curtir essa festa boa noutro dia. Pra isso vai o próprio Fausto cantando, bem melhor que há mais de 30 anos, a bela Dorothy Lamour.

A Prefeitura de Fortaleza escolheu o Fausto Nilo como homenageado especial do carnaval de 2010 e acho muito justa por conta de tantas músicas suas que viraram sucesso de carnaval. Agora digo uam coisa: o Fausto compôs todas aquelas músicas, mas ele num tem cara, nem jeito de folião. Eu queria era ver esse cabra do Quixeramobim fazendo uns passos na avenida iluminada.

2 comentários:

QuebraCabeça ou EsteLadoParaCima disse...

Oh música linda!!! E eu tive o privilégio de ouví-la tocada no piano do Petrúcio Maia logo que foi composta. Lembranças de infância....

Anônimo disse...

E esse bloco concentra onde?
Pois só quero concentrar, sentado, bebendo e conversando; conversando e cantando.