sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Dá-lhe Cacique do Vale

Guarany teu nome é uma glória
Guarany és símbolo de vitória (...)
És orgulho da Princesa do Norte.

Esse aí é um trechinho que consegui lembrar do hino do Guarany de Sobral. Nós sobralenses estamos todos orgulhosos do nosso time, que num tem muitos títulos, mas e daí ?, problema do Campeonato Cearense, que nunca quis um campeão tão digno. E ninguém venha encher o saco e falar mal do Cacique do Vale, senão vai ter!

O nosso orgulho futebolístico acaba de subir para a Primeira Divisão do Campeonato Cearense e hoje disputa com o Maranguape, jogando apenas por um empate, o título de campeão da Segundona. Desculpem aí George Valetim, Eduardo Gurgel, Sandra Lima e a turma do PCdoB de Maranguape, amigos, amigos; camaradas, camaradas; mas paixões bairristas à parte.

Eu já disse antes que de futebol eu num entendo quase nada, mas disse também que de paixão eu sou mestre, ou melhor, doutor, por isso, mesmo num sabendo quase nada sobre o Guarany atual, vou ficar de olho no jogo e como amanhã passarei uma horinhas em Sobral pra, junto com o Chico Lopes dar uma força na campanha do Sávio, candidato do PCdoB, vou dar um jeito de garantir uma camisa do meu time de coração.


É bom saber – Esta semana, no embalo da classificação do Guarany, fui saber mais de sua história e descobri que o nome, com piscilone no final, é uma homenagem ao Dr. Guarany Mont’Alverne, o primeiro médico de Sobral. Tive a honra de morar em frente a casa dele, de ser seu paciente (lembro ainda hoje dum comentário gaiato – não publicável – que ele fez quando meu pai me levou para ser consultado por ele). O Guarany Filho, que todo mundo chamava de Nany, era meu amigo de turma e de vez em quando rolava umas brigas de menino entre nós. Pois numa dessas eu joguei uma pedra nele que se desviou e a bicha atingiu a vidraça enorme da casa do Dr. Guarany. Outro dia fui dar uma volta lá pela rua, a Jornalista Deolindo Barreto, e o buraquinho da pedra ainda tá lá. Ô bicho danado é menino!

Nenhum comentário: